• Flores: Prefeitura amplia projeto de instalação de luminárias de LED a luz solar

    Uma nova tecnologia de iluminação está sendo instalada, no município de Flores-PE.  São 60 luminárias de LED que funcionam com energia solar. Já foi contemplada com a instalação: a Praça Farmacêutico Andrada, no centro da cidade, a entrada do distrito de Fátima e esta semana, a gestão municipal, através da Secretaria de Infraestrutura deu continuidade ao projeto, instalando novas luminárias, que vai contemplar a Avenida Deputado Wilson Florentino Santana. 

    Marconi Santana, prefeito do município, assegura que a nova iluminação vai ajudar na redução do consumo de energia elétrica. “Vamos ter mais sobra de recurso, para garantir novos investimentos no município de Flores”. 

    “Estamos otimizando os recursos públicos, garantindo energia limpa e proporcionando mais segurança para população – já que, no caso de falta de energia elétrica, estes pontos que já receberam essa nova tecnologia continuarão iluminados”, destacou o secretário infraestrutura, Júnior Campos

    O sistema funciona pela captação de energia dos painéis individuais, que durante todo o dia recebem luz solar e a transforma em energia elétrica. A carga é transferida para a bateria, que aciona a luminária de lâmpadas de LED acopladas aos braços metálicos do poste. 

    Em dias de sol o abastecimento é maior que nos dias em que ele não aparece, mas basta ter claridade para funcionar. Quando escurece o sensor faz com que as luzes se acendam automaticamente. Cada lâmpada de LED ilumina o equivalente a uma lâmpada convencional de 150 watts.

  • Duque contabiliza R$ 25 milhões investidos em ações voltadas para a zona rural

    Luciano Duque, prefeito de Serra Talhada –PE entregou nesta segunda-feira (18), dois tratores que vão beneficiar as comunidades rurais, dessa vez Juazeirinho e Poço Frio, conquistas asseguradas através do deputado estadual Eriberto Medeiros e do deputado federal Eduardo da Fonte, que atenderam o pedido do vereador Antônio Rodrigues.

    No mesmo dia, Duque assinou a ordem de serviço para perfuração e instalação de poços artesianos que vão atender dezenas de famílias na zona rural do município.

    “Agradeço ao senador Humberto Costa que destinou a emenda para que essa importante ação fosse realizada”; destacou o prefeito.

    Duque ainda acrescentou que, “já são mais de 25 milhões de reais investidos em ações voltadas para a zona rural e, cada vez mais, estamos firmando parcerias e trabalhando pelo bem da nossa terra e do nosso povo, porque o futuro é aqui”; finalizou.

     

  • Vereador de Serra Talhada quer segurança nas escolas para evitar tragédias

    Sinézio Rodrigues quer reforço na segurança das escolas municipais de Serra Talhada. Na sessão desta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, o vereador se posicionou em relação à tragédia que resultou na morte de duas funcionárias e seis estudantes da Escola Professor Raul Brasil, em Suzano – SP.

    O petista destacou sua preocupação em relação a insegurança que ronda todas as escolas do país, publicas e municipais, principalmente na capital do xaxado. Em discurso na plenária da Casa Legislativa, Rodrigues pede que seja pensado a possibilidade da inserção da guarda municipal nos educandários.

    “Essas tragédias influenciam outras pessoas que estão desequilibradas emocionalmente, mentalmente. Nós precisamos ter cuidado com nossos alunos, com a segurança de nossas escolas. Daí minha preocupação em trazer este debate para esta Casa porque, em pouco tempo, várias cidades estão registrando este tipo de ocorrência. Então eu peço que a Câmara de Vereadores, o Governo Municipal, a Secretária de Educação estudem, o mais urgente possível, uma forma de colocar, em cada escola de nossa cidade, um guarda, devidamente, instruído para que a entrada de pessoas desconhecidas, sem nenhum vínculo com a escola ou alunos, seja impedida”, declarou, justificando:

    “Nós precisamos cuidar de nossos alunos, e a segurança, com certeza, é uma de nossas obrigações. Portanto peço para que o governo municipal entre, com urgência, com uma medida de segurança para todas as escolas, municipais, estaduais e privadas. Precisamos proteger nossos jovens, pois são eles o futuro de Serra Talhada”.

    Fonte: Farol de Notícias

  • Prefeitura empossa 285 novos concursados em Serra Talhada

    Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15.03), na Câmara Municipal de Vereadores, a solenidade de posse dos novos servidores concursados da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

    Das 360 vagas homologadas no certame e distribuídas entre 56 cargos, 353 candidatos foram convocados, sendo 285 empossados nesta oportunidade por atenderem todas as exigências do edital, uma vez que 43 não compareceram para confirmação da documentação dentro do prazo exigido, houve 1 desistência, 8 indeferimentos, 12 prorrogações e 4 casos estão em fase de análise. Os empossados da PMST devem comparecer à Secretaria de Administração a partir da próxima segunda-feira (18.03) para elaboração do termo de encaminhamento para que possam apresentar às suas respectivas secretarias e/ou órgãos municipais onde irão prestar serviço.

    O Prefeito Luciano Duque destacou a renovação no quadro de servidores públicos municipais na atual gestão. "Desejamos boas vindas aos novos concursados, que chegam para somar em nosso município, onde, em apenas seis anos estamos no segundo concurso, com quase mil novos funcionários, renovando a carreira do serviço público de Serra Talhada e fazendo com que a gestão possa ampliar não somente a qualidade do serviço, mas também a quantidade dos serviços oferecidos à população. Hoje somos referência nas áreas de desenvolvimento social, saúde, qualidade no atendimento, avançamos também na educação, temos muito orgulho do time que faz o serviço público de nossa cidade e sabemos que nada disso seria possível se não fosse a parceria com a população, que paga seu IPTU, seus tributos, e precisa que sejam revertidos cada vez mais em serviços públicos de qualidade", disse.

    O secretário de Administração, Renato Godoy, reiterou a renovação no quadro de servidores públicos no município. "Foi um momento histórico, é a primeira gestão que faz dois concursos públicos em Serra Talhada, podendo ultrapassar a marca de mil novos servidores, deixando uma renovação de mais de trinta por cento de servidores públicos, o que traz para o município melhoria na qualidade e na prestação do serviço à população. Quanto ao concurso, que aconteceu juntamente com o certame da Câmara de Vereadores, tivemos um processo tranquilo, dentro da normalidade", comentou.  

    A professora empossada, Adriana Conrado, comemorou a transparência no concurso. "Graças a Deus o concurso foi muito bom, até agora está mostrando a transparência, e fico muito feliz em estar aqui nessa posse, dando entrada para a partir de segunda-feira começar no exercício". Mesma opinião da nova agente administrativa, Amanda Rodrigues. "Hoje é um dia mito importante, foi um processo muito tranquilo, bastante célere, e estou muito feliz em por poder contribuir para a cidade nasci e cresci continuar se desenvolvendo".

    Além do prefeito Luciano Duque, do secretário de Administração, Renato Godoy, e dos novos concursados, estiveram no evento o vice-prefeito Márcio Oliveira, a primeira-dama Karina Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Enfermeiro, vereadores Nailson Gomes, Vera Gama, Romério do Carro de Som, Agenor de Melo, Paulo Melo, José Raimundo, Rosimério de Cuca, Alice Conrado, Ronaldo de Dja e Sinézio Rodrigues.

  • Flores: Feira de Orgânicos atraiu artesãos e artistas de outras cidades do Pajeú

    A Prefeitura Municipal de Flores está investindo nos produtores rurais da terra através da promoção de Feiras de Alimentos Orgânicos, que além de turbinar o giro agrícola e econômico dos trabalhadores rurais do município, também promove uma certa economia com relação a saúde pública da população.

    A iniciativa da gestão Florense se deu no início da administração do Prefeito Marconi Santana, que através de investimentos e políticas públicas voltadas para o homem e a mulher do campo ofertou aos produtores rurais equipamentos necessários para que estufas de legumes, frutas e verduras fossem cultivadas e resultassem na concretização do projeto das feiras.

    O projeto contou ainda com a participação dos alunos da rede municipal e estadual de ensino da cidade, dos empresários locais e dos secretários e servidores municipais.

    O Prefeito destacou que "esta ação, é mais uma fonte de renda para os nossos agricultores (as), para que permaneçam em sua localidade e tenha seu recurso mensal para o sustento de sua família através do programa ‘Plantando o Futuro’". Já o Artesão Calumbiense Jorge Costa elogiou a gestão de Flores dizendo: "Essa é uma iniciativa de suma importância do Governo, pois, faltava pra nós esse espaço para mostrarmos e desenvolvermos nossa arte e nosso trabalho”. Pontuou.

    Através da feira, o Governo de Flores conseguiu desencadear um evento multicultural, onde exposições de artesanato, comidas típicas da região, música nordestina, promoção de intercâmbio turístico e cultural atraíram para o município artesãos e artistas de outras cidades do Pajeú como: Calumbi e Carnaíba, além dos da terra.

  • Danilo Cabral sofre acidente na PE-340

    Em nota, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) agradece as manifestações de atenção e carinho devido ao acidente que sofreu quando cumpria agenda no Sertão do estado nesta sexta-feira (15). O carro em que o parlamentar viajava, com mais três assessores, colidiu com uma pequena boiada que atravessava a rodovia –PE -340, por volta das 19h30. Apesar da gravidade do acidente, todos passam bem. 

    “Sofremos um acidente voltando do Sertão. Foi um grande susto. Voltávamos na estrada da cidade Betânia, quando uma pequena boiada atravessou na pista. Pegamos dois deles de frente. Mas, graças a Deus, apesar da gravidade do acidente, ninguém sofreu nada.  Para os que têm fé, como eu fui um livramento divino. Estamos, todos os quatro integrantes, bem”, disse o deputado depois do susto.

  • Serra: Prefeitura inaugura obras no Bairro AABB

     A Prefeitura Municipal de Serra Talhada inaugurou, na tarde desta quinta-feira (14), a Praça Antônio de Godoy Peixoto (Praça da AABB) e a pavimentação das ruas Osvaldo de Godoy Lima, José Joaquim de Lima, Antônio Alves de Oliveira e Vereador Expedito Eliodório, no bairro da AABB. O investimento nas obras é de R$ 911.310,68 (novecentos e onze mil, trezentos e dez reais e sessenta e oito centavos).

    Com 3.366.40 m², a Praça Antônio de Godoy Peixoto contém quadra de vôlei, jardins, rampa de acessibilidade, passeios, área de convivência, sala de ginástica, pista de Cooper, bancos, mesas de jogos, arborização e paisagismo. A obra, que custou R$ 529.448,11, sendo R$ 36.348,11 de contrapartida do município, beneficia cerca de 750 famílias da AABB e dos bairros vizinhos.

    A pavimentação das ruas Osvaldo de Godoy Lima, José Joaquim de Lima, Antônio Alves de Oliveira e Vereador Expedito Eliodório recebeu investimento de R$ 381.871,57, sendo R$ 314.999,57 de recursos oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM e R$ 66.872,00 de contrapartida. No total, foram pavimentados 5.109,91 m² nas quatro ruas.

    Somente no Bairro da AABB, o governo municipal já realizou a pavimentação de 25 ruas, entregou uma Unidade Básica de Saúde e a Praça Antonio de Godoy Peixoto, investimentos que somam um total de R$3.133.549,06, como destaca o prefeito Luciano Duque.  “Um bairro que sempre foi muito esquecido, mas onde nós já estamos calçando 25 ruas, além da unidade básica de saúde e agora da Praça Antônio de Godoy Peixoto, que é a décima primeira praça entregue pelo nosso governo no município, somando somente na AABB mais de três milhões em investimentos”

  • Prefeitura de Flores promove feira orgânica neste fim de semana

    A Prefeitura de Flores, no Sertão do Pajéu promove nesta próxima sexta-feira (15), mais uma edição da Feira de Orgânicos que, vem acontecendo todas as segundas-feiras; dia de feira livre no município.

    A iniciativa é fruto do apoio e investimento que a gestão municipal tem garantindo ao produtor rural, através do Programa Plantando o Futuro que; reúne ações para incentivar o desenvolvimento local, com a promoção de uma alimentação saudável.

     

    O objetivo do programa é estabelecer um ciclo de desenvolvimento sustentável, através de um processo de mapeamento e de diagnóstico das propriedades rurais, com oferta de cursos de formação e, a produção local será já está sendo priorizada nas compras da Prefeitura, com fornecimento para a alimentação escolar; por exemplo.

    Com o programa, os agricultores de Flores contam gratuitamente com o trator e fornecimento de canos, carrinho de mão, telas e todo material necessário para a instalação da estufa. O trator já está sendo utilizado de maneira comunitária para o preparo e conservação de solos.

    Desta vez, o programa vai fortalecer o suporte à Feira de Produtos Orgânicos do município. Barracas foram confeccionadas para o incentivo e a comercialização dos produtos vai acontecer todas as sextas-feiras, na Praça Dr. Santana Filho, centro comercial urbano do município, às 6h.

  • Prefeitura de Serra Talhada vai dar posse a novos servidores nesta sexta-feira (15)


    A Prefeitura de Serra Talhada vai dar posse aos novos servidores  aprovados no último concurso realizado pelo município. Ao todo, serão 360 convocados que estarão assumindo as suas respectivas vagas e ingressando no serviço público, ocupando 56 cargos em diversas secretarias municipais.

    a solenidade de posse acontecerá nesta sexta-feira (15), às 9:00 horas, na Câmara Municipal, e será coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, responsável por todo o processo.

  • Em Flores, servidores de saúde são treinados para atender público LGBT

    Buscando humanizar o atendimento, e garantir um lugar de respeito e acesso integral às demandas de toda a população, a Prefeitura de Flores, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SMSA, está investindo em cursos de atendimento e recepção para o público LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis.

     

    A capacitação promovida nesta segunda-feira (11) foi direcionada para os servidores que recepcionam os usuários nos equipamentos de saúde do município.

     

    Não ocasião foi esclarecido conceitos; como a diferença entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual. 

     

    As atividades propostas foram baseadas em situações cotidianas enfrentadas pela população LGBT nos serviços de saúde e em vivências clínicas. O público passou por apresentações, discussões e dinâmicas de grupo.

      

    Para a Secretária de Saúde, Joselma Cordeiro; “o foco é capacitar os profissionais que recepcionam os usuários nos equipamentos de saúde; que têm o primeiro contato com o público, sobre a Política de Saúde Integral LGBT, com foco no respeito à identidade de gênero e orientação sexual, e nas necessidades e especificidades de saúde desse grupo”, explicou Joselma ressaltando a importância da sensibilização na busca da garantia de direitos da população LGBT.

     

  • Duque diz que outdoor incomodou e dar dica aos pré-candidatos de como conquistar o seu apoio

    Na visão de Luciano Duque (PT), prefeito de Serra Talhada, a homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, prestada por Márcia Conrado - sua auxiliar na pasta da saúde - incomodou os que torcem contra o bom desempenho dos que pretendem disputar, com o seu o apoio, à Prefeitura de Serra Talhada em 2020.

    “Não entendo como alguns se incomodam com a desenvoltura de alguns pré – candidatos”, disse o prefeito ao comentar repercussão da peça publicitária, protagonizada por Conrado.

    A principal liderança política de Serra Talhada ainda aproveitou para reforçar, como tem tratado as movimentações internas, em torno do processo eleitoral que se aproxima. Hoje cerca de 15 (quinze) nomes, dentro do bloco governista já sinalizaram que estão pré-candidatos a prefeito.

    “Respeito à democracia e o debate interno, em agindo assim preservamos um bem maior, que é respeitar a escolha livre e soberana do povo. Repito: o candidato que construir a unidade do grupo e tiver respaldo da população terá o meu apoio”, garantiu Luciano Duque ao falar com Júnior Campos.

  • A prefeitura de Tuparetama ofereceu o Dia de Puericultura com atendimento multiprofissional na UBS S

    A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município realizou o Dia de Puericultura com atendimento multiprofissional na UBS Sede de Tuparetama, José Luciano de Lima, na manhã da quinta-feira 07 de março de 2019. O objetivo foi acompanhar o desenvolvimento infantil avaliando o peso, a medida, as condições de saúde e o ambiente do núcleo familiar das crianças de 0 até 6 anos.

    Neste a UBS Sede atendeu a 50 crianças. Estas receberam o atendimento da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde de Tuparetama, da enfermeira e da dentista da UBS Sede. "A puericultura é feita mensalmente só que agora a gente está com todos os profissionais do Nasf", disse Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede de Tuparetama.

    De acordo com Camila Patriota, Fisioterapeuta e Coordenadora do Nasf da Secretaria de Saúde de Tuparetama, alguns núcleos familiares precisam de atendimento para não gerarem problemas para estas crianças atendidas. "Tem aquelas crianças abandonadas por os pais criadas por os avós, tios e a psicóloga estava dando orientações aos responsáveis pelas crianças", disse Camila.

     

    A equipe deste Nasf está formada por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga que vai realizar este atendimento nas UBSs do município no Dia de Puericultura. "A gente iniciou esse projeto agora e vai ficar acontecendo 1 vez ao mês nas 3 UBSs", disse Camila.

  • Governo do Estado assegura o 13º do Bolsa Família e regulamenta a Nota Fiscal Solidária

    Durante entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (08.03), no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara anunciou a regulamentação do programa Nota Fiscal Solidária e a garantia de pagamento do 13º salário para beneficiários do Programa Bolsa Família no Estado. Segundo ele, o cumprimento dessa meta, aliado à implementação do novo programa, promoverá geração de renda e justiça tributária. "Nós entendemos que isso é uma justiça social, retribui e gera renda às camadas mais vulneráveis da população", declarou.


    O governador observou que o programa do 13º Bolsa Família já garante uma renda extra. "Para quem recebe até R$ 150, o valor está garantido. E, ao mesmo tempo, adicionamos a esse programa o Nota Fiscal Solidária, que vai justamente devolver impostos pagos pela camada mais pobre da população, incluída no Bolsa Família", explicou. Todas as 1.178.450 famílias atendidas pelo programa em Pernambuco receberão uma parcela extra do benefício, correspondente a um 13º salário, garantido pelo Governo do Estado, no valor equivalente ao da parcela mensal, respeitando o limite máximo de R$ 150. O programa vai atingir 34% da população pernambucana, aproximadamente 3.314.065 pessoas.


    Para os beneficiários do Bolsa Família que recebem menos de R$ 150 mensais, o teto do programa poderá ser alcançado através da Nota Fiscal Solidária. Basta que o usuário informe o CPF no momento da compra de qualquer item de alimentação, medicamentos, material de higiene pessoal, material de limpeza e vestuário. Nesse caso, 5% do valor gasto nas compras retornará ao bolso do cidadão. São mais de 14 mil estabelecimentos credenciados a emitir a nota fiscal eletrônica em todo o Estado.


    Na prática, uma pessoa que recebe R$ 100 por mês do Bolsa Família já tem assegurado um 13º no mesmo valor. Para receber mais R$ 50 e atingir o valor máximo estipulado pelo programa (R$ 150) essa pessoa vai precisar comprar R$ 1.000, no período de um ano, em estabelecimentos que contem com o sistema de nota fiscal eletrônica. A solicitação da inclusão do CPF na Nota Fiscal Solidária é uma iniciativa de educação tributária e reforça a importância de consumir em estabelecimentos regularizados pelo fisco estadual.


    Presente ao lançamento, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, explicou os primeiros passos para o funcionamento do programa. "A partir do dia 29 de março, após fazer suas compras, o usuário deve incluir o seu CPF ou o daqueles dependentes da unidade familiar na nota fiscal. A partir daí, o sistema da Secretaria da Fazenda irá computar, até o período da apuração, que se dará no final do ano, os valores que foram acumulados em nota fiscal. Esses pontos serão computados a partir de abril, no site da Secretaria da Fazenda", explicou.


    O governo espera injetar cerca de R$ 175 milhões na economia local com o 13º e a Nota Fiscal Solidária, cujo sistema entrará em operação no dia 29 de março em todo o Estado. No primeiro ano, o período de aferição das compras vai até 31 de janeiro de 2020, e o calendário de pagamento aos beneficiados começa em 15 de fevereiro do mesmo ano. Além de Sileno Guedes, participaram do lançamento os secretários Décio Padilha (Fazenda), Alexandre Rebêlo (Planejamento) e Nilton Mota (Casa Civil).

  • Márcia diz que outdoor não tem caráter eleitoral e que vai pagar pela produção

    Márcia Conrado, Secretária de Saúde e pré-candidata à Prefeita de Serra Talhada garantiu que os 10 (dez), outdoors fincados em diversos bairros da cidade, não têm viés político. Ao ser provocada pelos os comunicadores, Giovani Sá e Maya, nesta sexta (08), a comentar repercussão em torno da peça publicitária, a auxiliar de Duque garantiu que foi uma decisão conjunta, com a participação da primeira dama e que vão pagar pela produção das fotos e dos outdoors.

    “Os outdoors eles não tem nenhum caráter governamental e nenhum caráter eleitoral. Foi uma ação pessoal  e de, minhas outras companheiras secretárias, como uma forma de homenagear e tornar as mulheres mais empoderadas. A gente se sentou com a primeira dama...foi uma forma de agradecer a Luciano Duque. Estas cadeiras que hoje são ocupadas por nós mulheres eram só ocupadas por homens. Nós nos reunimos fizemos a foto e vamos pagar”, garantiu.

  • Flores: Marconi defende garantia de direitos para mulheres e homenagens durante todo o mês de março

    Em Flores, Marconi Santana agendou pra hoje, Dia Internacional da Mulher, uma série de atividades em homenagem às mulheres do município. O primeiro momento aconteceu na Sede da Secretaria de Bem Estar Social, com café da manhã, rodas de conversa, palestras voltadas para o empoderamento das mulheres; com foco no machismo, abuso, violência, limites, desigualdade e direito a liberdade.

    As ações seguiram durante todo o dia, nas escolas da rede municipal de ensino e Unidades Básicas de Saúde – UBS e vão se estender durante todo o mês de março. É o que assegurou o gestor municipal.

    “Neste dia tão especial onde o mundo todo se congratula ao comemorar o Dia Internacional da Mulher. Promovemos não só nesta sexta, como também, durante todo o mês de março vamos dá continuidade, a estas atividades , com mais palestras, apresentações culturais e dentre outras ações; o que reafirma o nosso compromisso de buscar a implementação das políticas públicas para as mulheres e trabalhar incansavelmente na busca de garantir os seus direitos”, disse Marconi. 

  • Em Serra Talhada, dezoito blocos receberam apoio da prefeitura por meio da Fundação Cultural


    Valorizando o autêntico carnaval popular, a Prefeitura de Serra Talhada apoiou por mais um ano consecutivo os blocos de rua que fizeram a animação na cidade nos dias de folia. Por meio da Fundação Cultural, 18 blocos tiveram o apoio da Prefeitura Municipal e fizeram uma verdadeira folia no Carnaval de Serra Talhada 2019.

    “Incentivar o carnaval popular fortalece a nossa cultura e a livre manifestação das pessoas, além de assegurar a realização de uma das maiores festas populares do Brasil em várias comunidades serra-talhadenses”, destacou o prefeito Luciano Duque.

    Segundo o presidente da Fundação Cultural, Anildomá Souza, todos os blocos que solicitaram apoio foram atendidos pelo poder público. “Uma cidade que tem dezoito de blocos de rua tem sim um grande carnaval, e é por isso que a prefeitura procura atender esses blocos da melhor maneira possível, patrocinando cada um de acordo com os valores solicitados e com as demandas devidamente comprovadas”, disse.

    Entre os blocos patrocinados pela Prefeitura Municipal estão os seguintes: Bloco da Gaiola, Bloco do Parrudo, Bloco de Carnaval de Tauapiranga, Bloco do Guiné, Bloco da Fazenda Xique-Xique, Bloco Faverboys, Bloco As Fuleiras do IPSEP, Bloco As Peixotinhas, Bloco Piriquitas na Vara, Bloco Revivendo a Folia no Calçadão, Bloco Som na Veia, Bloco Zueira, Bloco Camarões da Madrugada, Bloco Lacraias da Pitu e Bloco Tô na Concha, entre outros.

  • Vice-prefeito fortalece Carnaval de Afogados e ganha projeção para 2020

    O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, cotado para sucessão de Patriota foi figura presente/marcante nos festejos momo da cidade. Titular da pasta de Cultura da gestão municipal, Palmeira aproveitou o embalo do frevo para fortalecer sua inserção rumo às eleições de 2020. Fato é que, o vice-prefeito elevou o nível do Carnaval de Afogados da Ingazeira e de quebra, ganhou ainda mais projeção para disputar à cadeira de prefeito, da cidade da Tradição dos Tabaqueiros.

    Ao avaliar os dias de festejos, o vice-prefeito, destacou a presença “de várias cidades aqui presentes, os moradores dos Bairros felizes com toda essa folia. Eu só posso agradecer a todos e parabenizar pela bela festa que fizeram", disse Alessandro Palmeira, vice-prefeito e acrescentou:  

    "Apostar na tradição do tabaqueiro se mostrou uma decisão acertada, basta olhar a evolução do nosso Carnaval, a cada ano, com cada vez mais foliões e mais animação, mostrando o diferencial das nossas raízes, das nossas tradições.”

  • Gaviões da Fiel é acusada de intolerância religiosa por bancada evangélica

    Líderes da bancada evangélica estão acusando a escola de samba paulista Gaviões da Fiel de intolerância religiosa, após representação de Jesus, em um embate com Satanás, sair perdedora.A comissão de frente ficou responsável pela encenação da disputa entre o bem e o mal.

    Com a repercussão, a escola de samba paulista postou no feed e stories do instagram uma cena de Jesus saindo vitorioso do embate e explicando a realização da releitura de um samba-enredo que havia apresentado em 1994, sobre a história do tabaco. 
     
    Em nota, a Frente Parlamentar Evangélica da Câmera dos Deputados afirmou "profunda indignação e repúdio ao espetáculo" referindo-se a releitura do samba-enredo como uma apresentação ofensiva e desrespeitosa aos cristão. 

    Em outro trecho, o presidente da bancada religiosa, Lincoln Portela (PR) destaca: "Entendemos que aquela apresentação não é arte, é crime. Nenhum direito é absoluto, logo o direito à manifestação artística não se sobrepõe à inviolabilidade da consciência e da crença". Fonte: Diário de Pernambuco

  • Boneco gigante de Bolsonaro desfila em Olinda sob vaias e "chuva" de latas

    Nem mesmo o esquema reforçado de segurança evitou que os bonecos gigantes representando o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle fossem alvo de vaias e uma "chuva" de latas de cerveja, refrigerante e até pedras de gelo, na manhã desta segunda-feira (4),durante o tradicional desfile pelas ladeiras de Olinda. 

    Até poucos minutos antes da festa, que anualmente arrasta milhares de foliões, representantes da Embaixada dos Bonecos Gigantes, responsável pela organização do evento, não tinham confirmado a participação do "casal Bolsonaro". Durante toda a concentração, os bonecos ficaram cobertos com panos pretos. 

    Durante o trajeto, os foliões vaiavam e atiravam latas e gelo no boneco de Bolsonaro. "Ai, ai, ai… Bolsonaro é o c...", cantava o público.

    Em alguns dos momentos de maior exaltação, na tentativa de conter a reação popular, a PM interveio para dar apoio aos seguranças particulares contratados pelos organizadores. 

    De acordo com foliões que acompanhavam o bloco, em pelo menos duas ocasiões, a PM lançou spray de pimenta no público. 

    O arquiteto João Freitas, 50, reprovou a presença dos calungas da família Bolsonaro no desfile. "Achei uma bobagem a organização insistir em colocar os bonecos do presidente e da primeira-dama para desfilar. Todo mundo que conhece o carnaval de Olinda sabe que ele não é bem-vindo na festa, que sempre teve um caráter de crítica política muito forte. Acabou criando uma tensão desnecessária", afirmou. 

    Já a pedagoga Lídia Soares, 41, aprovou os novatos. "O carnaval das ladeiras de Olinda é democrático. Não tem porquê proibir nada. A reação do público deixou claro que aqui não tem espaço para Bolsonaro, mas o boneco só fez animar ainda mais a festa", contou.

    Fonte: Estadão Conteudo    

  • Mesmo com chuva, florenses vão às ruas saudar Zé Pereira e Juvenal

    Em Flores no Sertão do Pajeú, o tradicional desfile do casal de bonecos gigantes de, Zé Pereira e Juvenal foi acompanhado pelas principais ruas do centenário município, por centenas de foliões e recebido por uma forte chuva na noite deste sábado (02) de Carnaval, na Praça Dr. Santana Filho. Local escolhido pela Prefeitura, para o momento tão esperado pelos os foliões, onde o público tenta descobrir quem está por trás das cabeças gigantes do casal.

    No desfile, além do carro alegórico de Zé Pereira e Juvenal, outro carro gigante levava o rei à rainha do Carnaval 2019, Leyd Sampaio e Berg – os dois não perderam o brilho, animação e o espírito carnavalesco. Debaixo de forte chuva, o rei e a rainha do carnaval florense, seguiu todo o percurso até chegar ao palco – mantendo o rito tradicional do desfile, que atravessa gerações.

    Na estrutura montada pelos os organizadores, homens vestidos de mulheres aguardavam o momento de desfilar para os foliões e receber o título da “virgem” mais irreverente do carnaval florense. Como não foi possível desfilar – no palco – “todas” receberam uma quantia em dinheiro, pela participação.

    Com o aumento do volume de água, fortes trovões e ventos, a equipe organizadora do desfile de Zé Pereira e Juvenal, decidiu por cancelar a apresentação da Banda Vizzu e toda programação prevista para o tão esperado sábado de carnaval.

    Durante 3 horas, choveu forte. O pluviômetro da cidade registrou 111 milímetros.