• Tabira: Celpe corta energia da Prefeitura e Secretaria de Educação

    Por: Anchieta Santos

    No 1º ano do 1º Governo Sebastião Dias (PTB) em 2103 a Celpe ameaçou cortar a energia dos prédios públicos de Tabira, porque a prefeitura não pagou a conta de um só mês daquele ano. Ficou só na promessa.

    Desta vez, no início no 2º ano do 2º governo a concessionária de energia não ameaçou, foi lá e cortou. No 1º dia útil da 3ª semana do 1º mês de 2018 a Celpe interrompeu o fornecimento cortando a energia do Palácio Municipal e da Secretaria Municipal de Educação.

    Com o corte os serviços tanto na Prefeitura como na Secretaria foram interrompidos logo na manhã de ontem.

    Diante das denúncias dos servidores Municipais no Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM, não está faltando dinheiro apenas para pagar a conta de luz.

    Reclamam pagamento de salários do mês de dezembro em Tabira os efetivos da saúde, trabalhadores que recebem por empenho, além do TFD com atraso de 2 meses, e pessoal da Cultura também com 2 meses sem ver a cor do dinheiro. Com a palavra o Prefeito Sebastião Dias.

  • Insatisfeito com a Compesa, prefeito de cidade do Sertão inicia processo para nova concessão de água

    Insatisfeito com os serviços da Compesa, responsável em gerenciar as redes de esgoto e abastecimento, em Pernambuco, a Prefeitura de Petrolina decidiu iniciar os procedimentos para uma nova concessão desses serviços. A primeira ação foi publicar um edital, na semana passada, para instituições públicas ou privadas do setor realizarem estudos técnicos na capital do Sertão sobre esgotamento e fornecimento de água. As interessadas devem se cadastrar neste mês para apresentar, até maio, as propostas que melhorem o abastecimento e o saneamento de Petrolina.

    Os estudos técnicos de viabilidade são apenas a primeira etapa de um processo que resultará em uma nova forma de gerenciar a água e o esgoto da cidade. Após receber as propostas, a Prefeitura irá definir um plano municipal de saneamento e abastecimento para Petrolina.

    Depois de definir o plano municipal para água e esgoto, a Prefeitura de Petrolina abrirá uma concorrência pública para a concessão desses serviços. A expectativa é de que em agosto o edital seja publicado com todas as exigências e metas para as empresas interessadas.

    Segundo Miguel Coelho, a Compesa continuará autorizada a operar as redes de água e esgoto enquanto todos os trâmites para o novo serviço não forem concluídos.

     "Desde o começo do ano, tentamos uma solução pelo diálogo. Reuni-me diversas vezes com os diretores da Compesa. Reconhecemos que no começo houve melhoria, mas depois a situação voltou a ser de insatisfação de toda a população. É inadmissível que a cidade fique sem água por semanas, como ocorreu recentemente, ou sem as obras de saneamento que tiveram ordem de serviço assinada em junho. Por isso, decidimos por abrir um novo processo licitatório", justifica o prefeito.

  • Ex-secretária de Educação de Brejinho vai substituir Edmar Júnior, em ST

    Em nota, a prefeitura de Serra Talhada, informa nova que, na próxima quarta-feira (17), às 11h, o Prefeito Luciano Duque dará posse à nova Secretária de Educação de Serra Talhada.

    Marta Cristina Pereira de Lira Fonte, ex-secretária de educação do município de Brejinho, no período de 2010 a 2017, será a nova titular da pasta.

    O ato de posse será realizado no auditório da própria Secretaria, que fica localizada na Praça Barão Do Pajeú, 1005, Centro.

  • PMST intensifica fiscalização contra queima de lixo e descarte de entulhos

    Com o objetivo de coibir a queima de lixo doméstico e o surgimento de focos irregulares de lixo e entulhos nos bairros e centro da cidade, a Prefeitura de Serra Talhada está intensificando as ações de fiscalização e orientação através de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMA, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos. Queima de lixo e descarte irregular de lixo e entulhos em vias públicas pode resultar em multas conforme a lei federal Nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

    De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho, além do trabalho realizado pelos fiscais para identificar as infrações, a própria população pode contribuir através de denúncias anônimas. “Estamos fazendo a nossa parte e pedimos que a população nos ajude denunciando as irregularidades para que possamos agir e punir os responsáveis”, destacou o secretário. As denúncias podem ser feitas diretamente na Agência Municipal de Meio Ambiente ou através do Fala Cidadão: (87) 9.9626-2505 /E-mail: falacidadao@serratalhada.pe.gov.br.

    “Quando novos focos de lixo e entulhos são encontrados, a Secretaria de Meio Ambiente aciona a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que através da Diretoria de Limpeza Pública providencia a remoção e limpeza do local, e se houver o flagrante do descarte de lixo incorreto ou queima do mesmo, ou de entulhos, o infrator será multado pela pratica de crime ambiental conforme as legislações vigentes”, alerta Ronaldo Melo Filho. 

  • Kaio Maniçoba entrega tratores em Serra Talhada

    Dando continuidade a ação de entrega de tratores e implementos agrícolas às comunidades do Interior de Pernambuco, o deputado federal licenciado e secretário de Habitação, Kaio Maniçoba (PMDB), vai, neste sábado (13), às cidades de Serra Talhada e Belém de São Francisco, no Sertão.

     

    Em Serra Talhada o equipamento será entregue na presença do vereador Naílson Gomes (PTC). Já em Belém de São Francisco, quem recebe Kaio Maniçoba é o prefeito Professor Licinio (PSD). O trator vai para Associação Agropecuária e Comunitária do distrito do Ibo.

     

    No final de semana passado, Kaio Maniçoba realizou a ação no município de Jatobá, Sertão, com a presença de vereadores locais. Em novembro de 2017, o deputado licenciado esteve em Mirandiba, também no Sertão. Os equipamentos foram custeados por meio de emendas parlamentares de Kaio Maniçoba. A meta é fazer com que o Sertão pernambucano receba 23 tratores até o final do primeiro semestre deste ano.

     

    "É algo que visa mudar a vida das pessoas. Um trator agrícola para o homem rural que está sofrido e sem chuva, sem incentivos para plantar, gera uma economia muito grande. Só quem conhece de perto a realidade do agricultor, sabe os ganhos que leva um trator para uma comunidade rural do Sertão, onde a gente tem visto tanta dificuldade para o homem do campo poder ter a sua dignidade, plantar o milho, o feijão", enfatizou Kaio Maniçoba.

     

  • Em Flores, prefeito realiza primeira reunião de planejamento do ano

    Marconi Santana reuniu nesta última quarta-feira (10), todo o secretariado de sua gestão para traçar projetos, planos e ajustes que visam melhorar todos os serviços prestados pela prefeitura à população de Flores.

    A reunião foi a primeira deste ano de 2018, e os trabalhos executados pelo governo municipal no ano de 2017 foram avaliados como positivos, com cada secretário obtendo espaço para ressaltar os pontos específicos e, os ajustamentos necessários para suas respectivas pastas.

    O prefeito declarou que, na pauta dessa primeira reunião do ano, foi solicitado um levantamento atualizado com detalhes da situação de cada Secretaria, “para que sejam analisados orçamentos, além da elaboração e execução de novas ações”.

    “Nosso objetivo é manter a efetividade das ações com dedicação e compromisso, priorizando sempre o bom desempenho e a agilidade em todos os serviços prestados aos florenses. Com isso, neste novo ano, contamos com a colaboração de todos”, ressaltou o gestor de Flores.

     

  • Danilo Cabral comemora suspensão da MP da privatização da Eletrobras

    O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, considera uma vitória a suspensão dos efeitos da medida provisória 814/17, determinada pela justiça federal em Pernambuco. A MP autoriza a privatização do sistema Eletrobras ao retirar a estatal do Programa Nacional de Desestatização (PND). A ação popular com pedido de liminar foi protocolada ontem   pelo congressista. 

     

     

    O juiz federal Claudio Kitner, da 6ª Vara Federal do Recife, acatou, em parte, a cautelar do deputado, que questiona a legalidade e a lesividade ao patrimônio da União o processo de venda do setor elétrico do país. Danilo Cabral espera ainda a deliberação judicial sobre o pedido de liminar para o pagamento imediato de R$ 3,5 bilhões devidos pela União à Eletrobras por despesas com o abastecimento de energia da Região Norte. 

     

     

    Esses recursos deveriam ter sido pagos no fim do ano passado, mas a MP 814 estabeleceu novo prazo - até 2018, sujeito à disponibilidade orçamentária e financeira - para que eles sejam depositados nos cofres da estatal.

     

     

    "Essa decisão reforça também, do ponto de vista jurídico, que não há um elemento favorável à privatização da Eletrobras", afirmou Danilo Cabral. O deputado destaca que a decisão judicial se soma a um conjunto de manifestações contrárias à venda do setor elétrico. "A sociedade, através de pesquisas, majoritariamente é contra a privatização. No Congresso, temos as cinco frentes que reúnem mais da metade dos parlamentares da Casa em defesa das subsidiarias da Eletrobras e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), já disseram que não colocariam a matéria em pauta", destacou. 

     

     

    Apesar de o ministro Fernando Filho, das Minas e Energia, ter dito que enviaria o projeto de lei sobre a privatização da Eletrobras para o Congresso em fevereiro, Danilo Cabral acredita que o texto não obterá êxito na Casa. "É a crônica de uma morte anunciada. Quanto mais avançamos em direção ao processo eleitoral, menos chance de uma matéria danosa à sociedade, ao País, prospere", acrescenta. 

     

     

    Na ação popular com pedido de liminar, Danilo Cabral, em relação à legalidade da MP, defende que a privatização da Eletrobras só deve ocorrer por meio de lei específica, com trâmite parlamentar regular, porque a estatal foi criada pela Lei Federal nº 3890-A/61. Ele também diz que o argumento de urgência da MP não se sustenta, porque o Programa Nacional de Desestatização não impede a realização de estudos sobre a situação econômica e financeira da estatal, argumento principal utilizado na exposição de motivos do ministro Fernando Bezerra de Souza Coelho Filho para edição da MP.

     

    Quanto à lesividade ao patrimônio público, além do postergação do pagamento dos R$ 3,5 bilhões, a ação questiona como o governo, na Lei  Anual Orçamentária de 2018, prevê que a União arrecadaria R$ 12 bilhões com a venda do setor elétrico, embora afirme que não tenha estudos com o valor de mercado da estatal. Danilo Cabral lembra que a Eletrobras é a maior empresa de energia elétrica da América Latina, com valor de mercado estimado em R$ 370 bilhões, dos quais R$ 81 bilhões são relativos somente à Chesf, segundo estudo apresentado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco.

  • Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Designer de Mechas que será promovido em Serra

    Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Designer de Mechas que será promovido em Serra Talhada pelo Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (Ideia), do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac e com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva da Mulher.

    O curso vai acontecer de 22 a 24 e de 29 a 31 de janeiro, e de 05 a 07 de fevereiro, no horário das 14h às 18h, na sede do Senac Serra Talhada, localizada na Praça Sérgio Magalhães, 911, centro. Serão 34 horas de duração.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro no site www.sempetq.pe.gov.br ou presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, de segunda a sexta, no horário das 08h às 12h e de 14h às 17h.

    “Nós apoiamos toda e qualquer iniciativa de apoio e fortalecimento ao empreendedorismo local, estamos com nossa equipe engajada articulando as mulheres para participarem do curso e recebendo as inscrições presenciais até o dia 19 de janeiro”, explica a secretária executiva da Mulher, Mônica Cabral.

    Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco 9Sempetq). O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.

  • Aeset divulga listão de aprovados no vestibular 2018 em Serra Talhada

    Atenção vestibulandos que concorreram a uma vaga nos cursos de licenciatura e bacharelado da Autarquia Educacional de Serra Talhada (Aeset), a instituição divulgou o listão de aprovados para todos os cursos nessa segunda-feira (8).

    Confira a lista dos aprovados no Vestibular 2018.1 da Aeset (aqui). Todos os candidatos classificados dentro dos limites das vagas oferecidas para cada curso, deverão realizar a matrícula de acordo com o edital, no período de 15 a 19 de janeiro, na seda da Aeset.

    A instituição ainda lembra aos estudantes os documentos necessários para ingressar nos cursos. Confira abaixo:

    1. Certidão de Nascimento ou de Casamento Civil (xerox autenticada);

    2. Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (xerox autenticada);

    3. Certificado de Reservista ou prova de regularidade com as obrigações militares, se do sexo masculino e de mais de 18 anos (xerox autenticada);

    4. Cadastro de Pessoa Física – CPF (xerox autenticada);

    5. Comprovante de pagamento da taxa de matrícula (xerox);

    6. Histórico Escolar do 2º Grau original e xerox.

    7. Comprovante de Residência

    8. Atestado médico para os candidatos aprovados no curso de Educação Física, atestando sua capacidade para aulas práticas do referido curso.

    9. Apresentar cópia do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais devidamente assinado e reconhecido pela Tesouraria da Aeset.

    Fonte: Farol de Notícias

  • Paulo Câmara entrega conjunto de ações no Agreste Central

    O governador Paulo Câmara irá, nesta quinta-feira (11.01), aos municípios de Alagoinha e Tacaimbó, ambos no Agreste Central de Pernambuco, para entregar obras no âmbito de recursos hídricos. Em Alagoinha, o chefe do Executivo estadual irá inaugurar o Lote 2 do Sistema Adutor do Agreste, que passa a ser alimentado com água da barragem Ipaneminha, restabelecendo o abastecimento de água da cidade e beneficiando cerca de 7 mil habitantes. A conclusão do trecho recebeu um investimento de R$ 13 milhões. Na ocasião, Paulo irá anunciar a liberação da 4ª parcela do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM para pavimentação asfáltica.

     

    Já no município de Tacaimbó, o governador irá inaugurar o Sistema de Esgotamento Sanitário. Com o equipamento, que recebeu um investimento de R$ 14,6 milhões, a população de Tacaimbó passará a contar com coleta e tratamento de esgotos sanitários, ação contribuidora para a preservação do Rio Ipojuca. Antes, Paulo Câmara visitará a Estação de Tratamento de Esgoto – ETA da cidade.

  • Marconi cumpre agenda em Sítio dos Nunes e anuncia melhorias em escola

    O prefeito do município de Flores, Marconi Santana, esteve na manhã desta quarta-feira – 10, junto com integrantes de seu governo, no distrito de Sítio dos Nunes. A presença do prefeito foi um sinal de boas e agradáveis notícias para o homem e a mulher do campo florense e, também para a área de educação da localidade.

    O gestor acompanhou a entrega dos boletos do Garantia - Safra 2018, e aproveitou a ocasião para anunciar melhorias na Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra. A escola deverá receber a instalação de ares-condicionados e, reforma e ampliação dos banheiros e da cozinha.

    Para Marconi, "é importante iniciarmos o ano letivo com um ambiente novo para receber nossos alunos e professores", ressaltou.

    Santana ainda declarou que foi preciso realizar uma intervenção de urgência assim que assumiu a prefeitura, pois segundo ele, a escola foi entregue em péssimas condições pela gestão anterior.

  • IF Sertão-PE divulga resultado final do Processo Seletivo 2018

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou, nesta quarta-feira (10), o resultado final, após a interposição dos recursos, do Processo Seletivo 2018 para os cursos técnicos nas modalidades Médio e Subsequente dos campi Serra Talhada, Petrolina Zona Rural, Petrolina, Floresta, Salgueiro, Ouricuri e Santa Maria da Boa Vista. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula obrigatória, em conformidade com o calendário divulgado pela instituição.

    No campus Serra Talhada, as matrículas dos alunos classificados em primeira chamada, tanto para as turmas de Ensino Médio Integrado quanto Subsequente, serão realizadas nos dias 15 e 16 de janeiro, das 8h às 14h, na sala do controle acadêmico do campus. Os estudantes menores de 18 anos devem matricular-se obrigatoriamente com a presença do pai, mãe ou representante legal. Todos os documentos necessários para a matrícula podem ser encontrados aqui. Está prevista para ser divulgada no dia 17, a primeira lista do remanejamento do Processo Seletivo.

    Acesse aqui o resultado final, o calendário de matrículas e demais informações relativas ao Processo Seletivo 2018 do IF Sertão-PE.

  • Governador prestigia posse do novo presidente do TCE-PE

    O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta quarta-feira (10.01), da cerimônia de posse que oficializou o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, o conselheiro Marcos Loreto, eleito por aclamação. A solenidade foi realizada na sede do órgão, no bairro da Boa Vista, no Recife. A instituição, que estava sob a presidência de Carlos Porto, passa a ser comandada por Loreto pelo biênio 2018-2019.

     

    "O Tribunal de Contas do Estado tem papel  imprescindível para a boa gestão das contas públicas e para o desenvolvimento do nosso Estado. E tenho certeza que o novo presidente, Marcos Loreto, com sua experiência e seu equilíbrio, vai conduzir da melhor forma esta Corte", afirmou o governador Paulo Câmara. 

     

    Em seu discurso de posse,  Marcos Loreto, que passa a assumir pela segunda vez este cargo, falou sobre o seu compromisso com a ética e a lisura no trato com as contas públicas.

     

    "A questão pública foi o que sempre me moveu, em especial o combate às desigualdades, não como convicção particular, mas como ideal político. É imensa a contribuição que entidades como o Tribunal de Contas podem fazer no cenário que vive o Brasil atualmente", disse Marcos Loreto.      

     

    Além de Loreto, também foram eleitos, por unanimidade, o conselheiro Dirceu Rodolfo, para a vice-presidência; o conselheiro João Carneiro Campos, para a Corregedoria; o conselheiro Ranilson Ramos, para a diretoria da Escola de Contas; a conselheira Teresa Duere, para a Ouvidoria; o conselheiro Valdecir Pascoal, para a presidência da Primeira Câmar;e o conselheiro Carlos Porto,para a presidência da Segunda.      

  • Marconi acompanha entrega dos boletos do Garantia-Safra e início de reforma e ampliação de escola

    O prefeito de Flores, Marconi Santana, esteve ontem, segunda-feira (08), acompanhando o início da entrega dos boletos do Seguro-Safra 2018, que aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Onze de Setembro, com continuidade nesta terça-feira (09), no distrito de Sítio de Fátima. 

    O trabalho está sendo realizado através da secretaria de agricultura e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano.

    Para o prefeito Marconi Santana, “o momento para abraçar os amigos/amigas e reafirmar o nosso compromisso em fortalecer as políticas públicas em prol da agricultura familiar”.

    O gestor municipal ainda lembrou que, a prefeitura de Flores foi uma das primeiras a quitar a 6 (seis) parcelas, do Seguro-Safra 2017, no valor de R$ 15.597,50 (quinze mil reais, quinhentos e noventa e sete reais e cinquenta centavos), totalizando R$ 93. 585,00 (noventa e três mil reais e quinhentos e oitenta e cinco centavos), o que vai beneficiar 1835 agricultores, que tiveram perda de safra.

    “Foi uma ano onde estreitamos nossa relação com o homem e a mulher do campo. Muitas ações foram realizadas. Mas, o nosso desejo maior é que, Deus mande chuva para que os nossos agricultores possa plantar, colher e permanecer em suas propriedades”. Disse Marconi.

    EDUCAÇÃO

    No mesmo dia, o prefeito Marconi Santana acompanhou o início dos trabalhos da reforma e ampliação da Escola Municipal Onze de Setembro.

    A intervenção é fruto de uma parceria, município e Governo de Pernambuco. A unidade escolar iniciou 2017, com a proposta de regime integral, com a garantia por parte da Secretaria de Educação de Pernambuco de realizar a reforma e ampliação, que terá aplicação de recursos por parte da prefeitura, para que o equipamento educacional seja 100% melhorado.  

    O valor do investimento está orçado em mais de R$ 900 mil e a previsão para entrega são de 7 (sete), meses.

    “Esta reforma e ampliação é um sonho de todos nós e vem para reforçar, o nosso compromisso em ofertar de forma efetiva uma educação de qualidade”, disse Marconi Santana.

  • Paulo Câmara sanciona Lei Anticorrupção

    O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (08.01), a Lei Anticorrupção Estadual, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, no âmbito do Poder Executivo Estadual. Com isso, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado(SCGE), poderá combater de forma mais efetiva possíveis atos lesivos praticados por empresas, evitando fraudes em licitações e contratos. O ato foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, com a presença de secretários, do conselheiro do Tribunal de Contas Marco Loreto, da procuradora do Ministério Público de Contas (MPCO), Germana Laureana, e do deputado Rodrigo Novaes. A construção do texto foi realizada em conjunto com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

     

    "Muito mais do que aplicar punições, a Lei Anticorrupção fornece diretrizes e cria uma estrutura, tornando os processos administrativos cada vez mais objetivos e transparentes. O Governo vem trabalhando para melhoria constante da qualidade dos seus serviços, prezando sempre pelas boas práticas e preservação do patrimônio público", destacou Paulo Câmara. A partir de agora, a SCGE terá autonomia para instaurar e/ou avocar os Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) para apuração de atos ilícitos praticados por empresas no âmbito do Poder Executivo Estadual, aplicando sempre que necessário as devidas penalidades.

     

    Aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Lei Estadual Anticorrupção fortalece ainda ações da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado - órgão central de controle interno, que tem entre as suas competências a prevenção e o combate à corrupção, a defesa do patrimônio público e o fomento ao controle social. A execução do trabalho com base na Lei Anticorrupção vai contar com o apoio dos demais órgãos do Poder Executivo, sobretudo das comissões de licitação. Um canal estadual de denúncias anticorrupção foi estabelecido, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, para receber informações que serão repassadas à SCGE.

     

    A Lei Anticorrupção, elaborada pelas equipes da SCGE e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), traz 73 artigos e estabelece os processos administrativos para apuração dos atos ilícitos e as devidas punições das empresas infratoras e de seus sócios, entre elas a aplicação de multas e a publicação extraordinária de decisão condenatória. Outro destaque são os acordos de leniência que poderão ser firmados com as empresas infratoras, com a participação da SCGE e PGE, podendo ter a participação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

     

    O Projeto de Lei prevê ainda a criação de um Fundo Estadual Vinculado de Combate à Corrupção (FUNCOR), com recursos provenientes do orçamento do Estado, convênios com a iniciativa privada, aplicação de multas, dentre outros. A gestão do Fundo será feita pela SCGE, sendo os recursos aplicados na melhoria da estrutura e aquisição de equipamento da SCGE e da PGE, na capacitação e sensibilização de gestores públicos e no fomento de ações educativas voltadas à temática anticorrupção.

  • Em nota, Prefeitura de Belmonte esclarece sobre diárias do TFD

    De acordo com a Portaria/SAS/Nº 55 de 1999 que dispõe sobre a rotina do TFD (Tratamento Fora Domicílio) no Sistema Único de Saúde – SUS e a Instrução Normativa 004/99, as despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas a transporte aéreo, terrestre e pluvial; diárias para alimentação e pernoite para paciente e acompanhante, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do município.

     

    Diante disso, a Prefeitura de São José do Belmonte esclarece que não há atraso no pagamento das diárias para os pacientes do TFD/RECIFE, tendo em vista que as despesas referentes são revertidas em um serviço completo de apoio para os pacientes, desde o transporte a hospedagem e alimentação, oferecido a todos os belmontenses que necessitarem e que estejam devidamente cadastrados no SUS.

     

    Para o transporte de pacientes e acompanhantes, o município mantém atualmente um ônibus exclusivo de 46 lugares, novo e moderno, que vai ao Recife duas vezes por semana. Para a hospedagem, São José do Belmonte conta com uma casa de apoio com capacidade para acomodar 55 pessoas, oferecendo café da manhã, almoço, janta e dormitório. A casa de apoio fica na Rua Arthur Orlando, nº 113, bairro Boa Vista, estrategicamente locada próximo aos principais hospitais do Recife.

     

    "Melhorar o serviço para os usuários do TFD, foi um desafio que encontramos no início da gestão, pois o valor da diária não chegava nem a R$ 30 reais, insuficiente para qualquer pessoa sozinha ou acompanhada se deslocar, ida e volta, se hospedar e se alimentar na capital, então, procuramos a Secretaria Estadual de Saúde e a mesma nos orientou a oferecer o serviço completo ao invés de pagar as diárias", disse Romonilson, prefeito.

  • Luciano Duque: É preciso que se venha dar, também, a ordem de serviço da construção do hospital

    “É preciso que se venha dar, também, a ordem de serviço da construção do hospital”. Foi com esta frase que, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque do PT, em entrevista a Júnior Campos, mandou um recado direto, ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara do PSB, quanto à ordem de serviço para o início dos trabalhos de terraplanagem do HGS – Hospital Geral do Sertão, na última quinta-feira (04).

    Além da cobrança, o cabo eleitoral de Marília Arraes (PT), lembrou que o equipamento, também, tem a assinatura do Partido dos Trabalhadores – PT. Deixando claro, a participação efetiva do Senador Humberto Costa, para tirar do papel a promessa feita por Câmara, nas eleições de 2014.

    “O senador Humberto era um dos entusiastas dessa obra e junto com a bancada de Pernambuco colocaram uma emenda coletiva e isso vem acontecendo todos os anos. Então, a bancada de Pernambuco tem sempre colocado recursos para a construção deste Hospital Geral do Sertão”, disse o prefeito continuando e reforçando o tom da cobrança ao governador.

    “Foi dada a ordem de serviço da terraplanagem e esperamos também, que em breve, muito breve, que ele (Paulo Câmara), possa vir dar ordem de serviço da obra. Efetivamente, isso não significa que nós já temos assegurado o hospital. É preciso que se venha dar, também, a ordem de serviço da construção do hospital”, disse Duque e ao mesmo tempo reconhecendo o olhar do governador para Serra Talhada e região.

    “Mas é um ganho, uma sinalização do compromisso do governo em construir este hospital, que vai atender todos os sertanejos de nossa região”, disse.

     

  • Acidente na BR-232 em Serra Talhada deixa três feridos

    Um acidente na noite desse domingo (8) na BR-232, na altura do KM 421, em Serra Talhada, deixou um saldo de três pessoas feridas.

    De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, em conversa com testemunhas, um veículo Honda Civic que vinha no sentido Salgueiro/Serra Talhada capotou após tentar fazer uma ultrapassagem. O motorista teria deixado a rodovia ao avistar uma carreta.

    O setor de emergência do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) que informou que os ocupantes do Honda Civic tiveram apenas ferimentos leves, foram medicados e liberados em seguida.

    Fonte: Farol de Notícias

  • Bolsa Família em PE tem mais de 175 mil falhas e indícios de fraude em 26,8 mil casos, diz CGU

    O relatório elaborado pela Controladoria-geral da União aponta que Pernambuco tem 175.018 inconsistências cadastrais de beneficiários do Bolsa Família. Diante dessas falhas, 34.757 benefícios foram cancelados e 101.707 bloqueados, enquanto 38.554 precisam de atualização para evitar interrupção no repasse dos recursos. Do total de cancelamentos, a CGU informa que há indícios de fraudes em 26.839 casos, sobretudo, por subdeclaração de renda.

    Comparado aos outros estados do país, Pernambuco está entre os cinco com mais problemas registrados no programa. Os outros líderes são São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará. No Recife, foram 3,3 mil cancelamentos, 8,7 mil bloqueios e 3,2 mil determinações para atualização.

    Em todo o país, foram detectadas falhas cadastrais em 2,5 milhões de benefícios. Houve 469.612 cancelamentos, 1.468.681 bloqueios e 620.032 determinações para atualização cadastral.

    A base de avaliação da CGU foi a população registrada em cada estado em 2016 e o número de beneficiários no mesmo período. Naquele ano, Pernambuco tinha 9,4 milhões de habitantes. A folha de pagamento do Bolsa Família contemplava 1,1 milhão de pessoas.

  • Carlos Evandro torce por união entre Duque e Sebastião e ainda defende Lucas Ramos

    O ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PR) foi uma das figuras que políticas que, esteve acompanhado a agenda do governador Paulo Câmara (PSB). Na última, quinta (4), Câmara esteve na Capital do Xaxado, assinando a ordem de serviço, para o início dos trabalhos da construção do HGS – Hospital Geral do Sertão.

    Animado, como sempre, o ex-prefeito assim que chegou ao aeroporto Santa Magalhães, tratou logo de cumprimentar o prefeito, Luciano Duque do PT. O encontro foi entrelaçado com fortes abraços e uma gargalhada concomitante registrada por Júnior Campos.

    Apesar das notícias, não tão boas. A mais recente, a execução e penhora dos bens do ex-prefeito, numa ação movida pela Prefeitura de Serra Talhada, o político ao falar com Júnior Campos bradou:

    “Esse negócio das contas eu já recorri e já provei. Todos os prefeitos, sem exceção, que trabalharam com OSCIP tiveram problemas com o Tribunal de Contas, inclusive esta conta foi aprovada pela Câmara depois. Foi um erro técnico. Eu paguei médico, dentista...eu estou tranquilo. Já ganhei várias”, explicou.

    Carlos ainda foi questionado sobre a investida visando uma aliança, via imprensa, do Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira (PR), em direção ao prefeito Luciano Duque.

    “Quanto à união de Sebastião, nós estamos ouvindo. A posição que tomar, eu não tenho nada contra. Eu estou aqui por Serra Talhada. Eu não tenho nada contra a pessoa de Sebastião, muito menos a pessoa de Luciano Duque. São duas pessoas que estão trabalhando pelo o bem do município. A gente não pode fazer política com o fígado, nem com rancor, nem com ódio”, disse continuando:

    “Se for para o bem do povo e se Sebastião entender e o grupo...não pode ser de cima pra baixo, tem que ouvir todo mundo. Eu não serei empecilho a nada”, garantiu.

    Carlos ainda saiu em defesa do deputado estadual, Lucas Ramos (PSB), que com seu apoio recebeu mais de 800 votos, acabou se afastando de Serra Talhada, mas que resolveu aparecer em ano eleitoral. Lucas acompanhou o governador nas agendas de Triunfo e Serra Talhada.

    “Não senhor...Lucas é um amigo e irmão, toda vez ele vem e ainda briga. E tem batalhado pela Delegacia da Mulher e é um dos que está lutando pelo IML de Serra Talhada e pela Gerência de Educação para Serra Talhada, como trouxemos a XI GERES”, defendeu Carlos, mas ao mesmo tempo já anunciou que vai votar em Rogério Leão (PR), para estadual.