• Prefeitura de ST cumpriu agenda de inaugurações neste sábado em Varzinha

     

    As comemorações pelo aniversário de 167 anos de Emancipação Política continuam em Serra Talhada, Sertão do Pajeú. E neste sábado (19), houve inauguração da Unidade de Saúde da Família – USF e da reforma e ampliação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no distrito de Varzinha.

    A Unidade de Saúde da Família tem 230, 90m² de área construída e conta com enfermaria, consultório médico, copa, farmácia, sala de imunização, recepção, arquivo, sala de espera, banheiros, depósito de lixo, depósito de resíduos sólidos, DML, sala de reunião, sala para Agentes Comunitários de Saúde, odontologia, almoxarifado, acessibilidade e área de circulação.

    O investimento total é de R$ 433.632,02 (quatrocentos e trinta e três mil, seiscentos e trinta e dois reais e dois centavos).

    Após o ato inaugural, houve uma Caravana da Cidadania, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Saúde e Secretaria Executiva da Mulher.

    Na ocasião foram ofertados à população diversos serviços da área de desenvolvimento social, CRAS Itinerante, Atendimento ao público BPC, Cadastro Único Móvel – CAD Móvel, emissão de 2º via de certidões de nascimento e casamento, massoterapia, aferição de pressão arterial, testes rápidos, tipagem sanguínea, vacinação, atendimento odontológico, aplicação de flúor e escovação, vacinação antirrábica, serviços de beleza (corte de cabelo, sobrancelhas e depilação), e apresentação cultural das Belas da Vila.

    “Cuidar das pessoas é a missão que nos foi confiada, e a cada entrega, cumprimos com esse valioso compromisso. O Centro de Convivência permite que levemos políticas públicas e oportunidades para crianças, jovens e idosos, e Varzinha pode se orgulhar de ter um espaço que vai atender com qualidade toda a comunidade”, destacou o prefeito Luciano Duque.

  • Carta dos governadores recheada de críticas ao governo federal

    Em carta dirigida ao presidente Michel Temer (MDB), os governadores do Nordeste e de Minas Gerais fizeram críticas a condução da gestão pelo emedebista e afirmam que as medidas tomadas pelo governo federal não foram suficientes para retomar a economia do País. O documento - intitulado de "Carta aberta dos governadores do Nordeste e Minas Gerais" - foi lançado nesta sexta-feira (18), após reunião dos gestores no Palácio do Campo das Princesas e é recheado de críticas ao presidente da República. 


    A carta traz 11 pontos. Entre os pleitos dos gestores, a rediscussão do equilíbrio federativo no que diz respeito a receitas, transferências, despesas e competências; exclusão da Chesf do Grupo Eletrobrás, transformando-a numa empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional; e ações de convivência com a seca e a conclusão da Transposição do Rio São Francisco e demais obras hídricas.

    "No atual cenário de incipiente e oscilante recuperação econômica, conforme demonstra a prévia do PIB para o primeiro trimestre deste ano - para o qual o Banco Central projeta uma retração de 0,13% - preocupa-nos, sobremodo, o Projeto de Privatização da Eletrobrás e, em particular, o da Companhia Hidroelétrica do São Francisco/Chesf que, em se concretizando, viria a submeter um ativo do povo da região aos interesses dos investidores, condicionando - por décadas - qualque projeto ou ação que viesse a demandar água do Rio São Francisco, tanto para o abastecimento humano quanto para a agricultura irrigável", diz o texto. 

    Os governadores também "a concentração exagerada de recursos nos cofres da União". "Releva destacar as graves e evidentes distorções decorrentes das deturpações do modelo federativo-cooperativo delineado pela Constituição Federal, pela concentração exagerada de recursos nos cofres da União, em detrimento das demais unidades federativas às quais se atribui excessivas competências materiais", afirma a carta.

  • Festa das Rosas recebe público gigante e Secretária de Eventos destaca "a paz e tranquilidade"

    Um público gigante compareceu a 70ª edição da Festa das Rosas, do município de Flores, no Pajeú.

    A mega estrutura que recebeu os shows de Luan Estilizado e Gabriel Diniz foi montada, pela gestão municipal, no centro comercial urbano do município e atraiu olhares de cerca de 12 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar de Pernambuco, que designou cerca de 40 homens para reforçar a segurança do evento; que este ano, contou com o monitoramento de câmaras de segurança em toda polo festivo.

    Além do reforço de militares, a gestão municipal investiu na contratação de 50 (cinquenta), homens de uma empresa de segurança particular, e garantiu a tranquilidade, em 100%, da festa, que terminou por volta das 2h, deste sábado (18), sem nenhuma ocorrência policial.

    O prefeito do município, Marconi Santana e a primeira dama, Lucila Santana assistiram as apresentações de Luan Estilizado e Gabriel Diniz, ao lado do deputado estadual, Joaquim Lira e do deputado federal, Danilo Cabral.

    Ao avaliar os três dias de evento, que contou com inaugurações, teatro, exposições e mostra de Blues e shows musicais; Lucila Santana, Secretária de Turismo e Eventos, destacou, “a grande participação popular em todos os dias de festa e estamos muito felizes, por que tudo foi pensado com muito carinho, amor e zelo, exclusivamente para o povo de Flores, que tanto nos abraça e nos acolhe. Eu e Marconi estamos radiantes, com o sucesso da 70ª Festa das Rosas, que terminou com muita paz e tranquilidade. Agradeço a todos que nos ajudaram e estiveram se doando em prol de nossa Flores. Meu muito obrigado”, registrou Lucila.

    A 70ª Festa das Rosas continua do distrito de Fátima, com ordem de serviço para construção de pavimento em paralelo, no dia 27 e shows de Edu e Maraial e Zeca Bota Bom.

  • Prefeitura de Flores investe em segurança e entrega sistema de vídeo monitoramento com 120 câmeras

    A Prefeitura de Flores oficializou hoje, sexta-feira (18), a entrega do sistema de vídeo monitoramento, que vai ajudar no trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil de Pernambuco, no combate à criminalidade. O sistema que inclui, 120 (cento e vinte), câmeras de alta definição, entre elas, 4 (quatro) de 360º graus, tipo dome foi adquirido com recursos do próprio tesouro municipal.

    Na ocasião, o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, enalteceu a iniciativa da gestão municipal e falou que o resultado virá logo nestes “primeiros meses”.  

    Já o Comandante do 14º BPM – Batalhão de Polícia Militar, Cel. Girley Figueiredo destacou:

    “Assistimos hoje aqui, um grande avanço na segurança pública de Flores. Uma iniciativa brilhante do prefeito, Marconi Santana que só fortalece o trabalho da Polícia Militar e a nossa missão no município de Flores. Então saio daqui satisfeito. Isso é um exemplo a ser seguido por todos os municípios de Pernambuco”, disse.

    Ainda passaram pela tribuna, o vereador Alberto Ribeiro, o empresário, Carlos Alberto de Medeiros e Delegada de Polícia, Jéssica Zui, que reforçaram o discurso de agradecimento e de elogios à administração municipal pelo investimento e iniciativa de trabalhar em conjunto com os órgãos de segurança pública de Pernambuco.

    Joaquim Lira, deputado estadual, que veio prestigiar o último dia festivo na cidade, ressaltou: “Marconi merece todos os nossos aplausos e elogios, por essa grande contribuição para a segurança pública de nosso Estado”, disse.

    O gestor municipal destacou que a iniciativa de se investir no sistema de vídeo monitoramento, “que começou a partir do processo de diálogo com a população”. Marconi, ainda enalteceu a figura do governador, Paulo Câmara, ao dizer que muito se tem investido em segurança, “e os números estão ai”.

    Marconi ainda fez uma cobrança à imprensa que, em sua opinião deveria se pautar de coisas boas e das boas ações praticas pelos gestores.

    “Se houver um assalto, acidente a notícia logo se espalha...agora uma ação como esta, que estamos investindo e dando a nossa contribuição para a segurança, não só de Flores e sim da região, pouco se fala”, disse o prefeito e completou: “Temos bons profissionais na região e contamos com a sensibilidade de todos, para que este nosso gesto seja amplamente discutido, pelos os formadores de opinião do Pajeú, para que nossos amigos prefeitos, também, invistam em um sistema de vídeo monitoramento”, disse Marconi.

    O prefeito ainda registrou agradecimentos aos presentes e assegurou ampliar para 200 ( duzentas), o  sistema de vídeo monitoramento da cidade.

  • Festa das Rosas: Prefeitura entrega sistema de vídeo monitoramento

    Imagem: Ilustrativa

    Nesta sexta-feira (18), dia em que se encerra a programação da Festa das Rosas 2018, será inaugurado no município o Sistema de Vídeo Monitoramento a partir das 16h30, onde será possível o monitoramento automatizado através de câmeras dispostas nas vias públicas, melhorando a infraestrutura da cidade e garantindo a segurança dos munícipes.

    Muito forró e ousadia com Gabriel Diniz e Luan Estilizado marcam o dia de festividades com os shows musicais que prometem fechar a programação em grande estilo, a partir das 21h.

    No Distrito de Fátima a festa continua no domingo, dia 27 de maio, com Ordem de Serviço para construção de pavimentação e no dia 31, quinta-feira, Edu & Maraial e Zeca Bota Bom farão shows musicais, encerrando a programação no distrito.

     

  • Luciano Duque reforça ações para homem e mulher de campo

    Nesta quinta-feira (17), o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), esteve na CODEVASF, em Petrolina, reunido com o Superintendente Aurivalter Cordeiro, que liberou mais 15 poços artesianos para Serra Talhada, em convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

    Na ocasião, o gestor municipal, recebeu mais um trator que vai beneficiar comunidades rurais do município, que na visão de Duque “vai melhorar à vida do homem e da mulher do campo”.

    Ao comemorar as conquistas, Duque declarou que, “essas são conquistas significativas que melhoram, sobremaneira, a vida das pessoas, que com as ferramentas necessárias promovem desenvolvimento e geram renda e qualidade de vida para as suas famílias”.

     Acompanhou o prefeito, o Secretário de Governo, Faeca Melo, o Presidente da Câmara de Vereadores, Nailson Gomes e o vereaodor Zé Raimuno.

  • Estudante do campus Serra Talhada recebe menção honrosa por desempenho na OBMEP 2017

    Na manhã desta quinta-feira (17), o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, pôde entregar a estudante Rafaela Fontes, do 3º ano do Ensino Médio Integrado, uma menção honrosa concedida pelo Ministério da Educação, por conta de seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, de 2017.

    O momento contou com as presenças do Diretor-Geral do campus, Kleyton Nunes, da Diretora de Ensino, Vanessa Nóbrega, do professor de matemática, Isaías Lima, da mãe da jovem, Rosimar Ramos, além dos outros estudantes do campus. 

    A menção honrosa é uma outra forma de reconhecer o esforço e trabalho daqueles que estudaram e se prepararam para as provas da competição. Em 2018, a OBMEP será realizada no dia 05 de junho, e todos os estudantes do Ensino Médio Integrado irão participar. O campus inclusive, através do projeto Clube de Matemática, está promovendo oficinas preparatórias para a prova deste ano.  

  • Marconi entrega um conjunto de ações aos moradores de Matolotagem

    Mesmo com forte chuva, um grande público compareceu ao Povoado de Matolotagem para acompanhar a agenda do governo municipal, que oficializou a entrega da reforma e ampliação da UBS – Unidade Básica de Saúde, do serviço de odontologia, do sistema simplificado de abastecimento d’ agua e do vestiário para os jogadores de futebol de campo. Um conjunto de ações, fruto dos recursos do próprio tesouro municipal.

    O ato foi interrompido inicialmente, pelos os fortes ventos e as pancadas de chuvas. Mas foi reiniciado, com o ato de inauguração do sistema simplificado de abastecimento d’ água e entrega do vestiário. Um dos momentos mais esperado pelo público, já que a ação hídrica atende toda comunidade e o vestiário é a realização de um sonho, que não saia do papel, que para o prefeito Marconi Santana, “o equipamento é prova de que o governo trabalha com a verdade, promete e cumpre”, destacou.

    “Eu estou muito feliz, principalmente por esta água. Nós estávamos passando privações e foi uma riqueza para nós, testemunhou a agricultora Dona Ana, completando: “Um sonho realizado”.

    Já a Secretaria de Saúde, Joselma Cordeiro enalteceu a preocupação da gestão municipal em investir, “cada vez mais na melhoria dos serviços em saúde para população. Pois este é o segundo serviço de odontologia que estamos entregando para a população”, disse.

    O ato foi prestigiado, por secretários municipais, vereadores, lideranças políticas, membros da impressa e moradores de dezenas de comunidades rurais; além dos distritos de Fátima e Sítio dos Nunes.

     

  • Flores: Inaugurações, oficinas de música, exposição, teatro e mostra Jazz nesta quinta

    A tradicional Festa das Rosas 2018, em Flores, no Sertão do Pajeú pernambucano, continua nesta quinta-feira (17), promovida pelo  governo municipal.

    A programação  levará ao público durante todo o dia, oficina de música, exposições, inaugurações, apresentações teatrais e mostras de jazz e blues com homenagens a Moacir Santos, reconhecimento que será abrilhantada pela Uptown Blues Band e pelo gaitista carioca, Jefferson Gonçalves.

    O músico Cacá Malaquias estará ministrando durante todo o dia a 3ª edição da Oficina de Música, com aulas musicais para os alunos da Escola de Música Petronilo Malaquias e para os músicos da cidade. Haverá também, aulas de gaita, ministrada por, Jefferson Gonçalves,  na sede da Escola de Música Petronilo Malaquias.

    Programação completa desta quinta-feira (18) confira:

    8h: Inauguração da Escola do Bairro Vila Nova – Prefeito Antônio Luiz de Albuquerque

    6h30: Inauguração da UBS – Unidade Básica de Saúde da Família, vestiário para jogadores  e Sistema Simplificado de Abastecimento d’ água do Sítio Matolotagem.

    20h: Exposição, teatro e mostra de Jazz e Blues em homenagem a Moacir Santos, com a Uptown Blues Band.

  • Augusto César lamenta morte de policiais e pede mais segurança no Metrô do Recife

    Acidente no Metrô do Recife que causou a morte de dois policiais militares e feriu gravemente outros dois motivou pronunciamento do deputado Augusto César (PTB) durante a Reunião Plenária desta quarta (16).

    Os homens foram atropelados por um trem, na noite da terça (15), enquanto faziam uma perseguição a suspeitos, após terem recebido denúncia de que um grupo estava com um refém no local e se preparava para assassiná-lo. Os policiais entraram na via férrea enquanto ainda havia movimento de composições. A pedido do parlamentar, o Plenário fez um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

    Augusto César lembrou que cobra, há vários anos, que sejam fechados os acessos clandestinos aos trilhos do Metrô. O deputado relatou que já apresentou projetos de lei sobre o assunto – rejeitados porque a Constituição não permite ao Legislativo Estadual criar normas sobre a matéria. As proposições, sublinhou, exigiam providências da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa responsável pelo sistema de transporte sobre trilhos no Recife.

    “Esses homens morreram lutando o bom combate, quando tentavam capturar bandidos que aterrorizavam aquela região”, lamentou o deputado. “Quantas pessoas serão vítimas de atropelamentos até que o Metrô do Recife feche os acessos clandestinos? Quantos assaltos terão de ocorrer?”, continuou. “É preciso que esta Casa acione os responsáveis por esse descaso para que alguma coisa seja feita”, defendeu.

  • Paulo Câmara busca recursos para as áreas de saneamento e habitação

    BRASÍLIA - A segunda audiência do governador Paulo Câmara hoje (16.05) na capital federal foi com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, também para discutir projetos de interesse de Pernambuco nas áreas de saneamento e habitação. 


    Na área de saneamento, o governador falou do maior programa de Esgotamento Sanitário em curso hoje no Brasil, com obras na Região Metropolitana e em diversos municípios do Interior do Estado. "Estamos fazendo um grande esforço na área de saneamento e precisamos da parceria do Ministério para avançar ainda mais", declarou o governador. 

    Na audiência, Paulo recebeu a notícia de que parte do projeto de saneamento do município do Paulista estava em processo de cancelamento, pois, na gestão anterior do Ministério, de um contrato de R$ 446 milhões, apenas R$ 40 milhões tinham sido empenhados, colocando em risco os R$ 400 milhões restantes do convênio original.

    "Ficou acertado que o presidente da Compesa, Roberto Tavares, virá na próxima semana, para fazer uma pactuação minuciosa com a equipe técnica do Ministério, no sentido de destravar obras importantes de esgotamento sanitário como em Arcoverde, Timbaúba, Recife, Ipojuca e Paulista", afirmou Paulo.

    Na área habitacional, a reunião visou acertar os prazos e garantir as entregas de todas as unidades ainda em 2018. "Tratamos sobre a finalização de mais de duas mil unidades habitacionais no âmbito dos Programas Minha Casa Minha Vida 1 e 2 - Sub 50, que são pulverizadas por quase uma centena de municípios pernambucanos com população abaixo de 50 mil habitantes", disse Paulo Câmara, acrescentando que as unidades são destinadas a moradores de baixa renda e ajudam a reduzir o déficit de moradias no Estado.

    A audiência no Ministério das Cidades contou com as participações do deputado federal Fernando Monteiro, do presidente da Compesa, Roberto Tavares, do secretário-executivo da Pasta, Silvani Pereira, e do secretário estadual de Habitação, Raul Goiana.

  • MPCO e TCE orientam prefeitos sobre recursos milionários de precatórios do extinto Fundef

    O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) expediram recomendação conjunta para todos os prefeitos de Pernambuco sobre a forma de utilização dos recursos de precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

    A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16), tendo efeitos imediatos.

    Segundo o texto, assinado pelo presidente do TCE, Marcos Loreto, a aplicação dos recursos está vinculada “de forma exclusiva na manutenção e no desenvolvimento do ensino”.

    O MPCO quer uma melhor divulgação para os prefeitos do entendimento recente do TCE em consulta votada no plenário do órgão, em abril deste ano.

    A consulta ao TCE, feita pela Câmara Municipal de Catende, foi relatada pelo conselheiro Ranilson Ramos, tendo a procuradora geral Germana Laureano atuado no processo pelo MPCO.

    Nesta consulta, o TCE definiu regras que devem ser obedecidas na aplicação dos recursos do extinto Fundef.

    Os recursos aos municípios são oriundos de uma diferença dos repasses do governo federal para o extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), nos anos de 2004 a 2006, deu origem a uma sentença judicial favorável para vários municípios pernambucanos.

    Com a causa já ganha em definitivo na Justiça Federal, os municípios já estão recebendo as verbas através de precatórios (forma de pagamento que o governo usa quando perde um processo judicial).

    Em Pernambuco, o procurador do MPCO, Cristiano Pimentel, alertou em 2017 que vários prefeitos fizeram contratos sem licitação com advogados, para atuarem nestes precatórios, pagando até 20% (vinte por cento) do total destas verbas para os escritórios.

    “Era uma preocupação que os órgãos de controle tinham em Pernambuco, mas não tínhamos uma decisão de um tribunal superior definindo a destinação destes recursos. Agora, com a decisão do TCU, os prefeitos terão que devolver estes honorários pagos indevidamente para advogados. O Ministério Público Federal, o TCU, a Polícia Federal e a CGU vão fiscalizar, por serem verbas federais”, informou Cristiano Pimentel, na época.

    Em agosto do ano passado, o TCU também fez orientações sobre como a verba deve ser gasta pelos prefeitos.

    “A competência para fiscalizar a aplicação desses recursos complementares é do Tribunal de Contas da União, ainda que esses pagamentos decorram de sentença judicial, uma vez que são recursos de origem federal”, esclareceu o ministro do TCU, Walton Alencar Rodrigues.

    No acórdão do TCU constou que a destinação de valores de precatórios do Fundef/Fundeb para pagamento de honorários advocatícios é inconstitucional, o que pode resultar na responsabilização pessoal de prefeitos e ex-prefeitos que desviaram a verba, segundo a decisão do TCU.

    “Verificado o desvio de recursos, sem que o município tenha efetivamente auferido o ganho, a exemplo de despesas contratadas ilegalmente, com preço abusivo ou com outra irregularidade dessa natureza, mesmo o pagamento indevido de honorários de advogado, a pessoa que se beneficiou com os pagamentos indevidos deve integrar o polo passivo da Tomada de Contas Especial e responder, junto com o prefeito e demais responsáveis”, alertou o relator da matéria no TCU.

    O ministro do TCU, na época, encaminhou cópia do processo à Polícia Federal, para que investigue a utilização indevida dos recursos.

    “São gravíssimas as irregularidades tratadas neste processo, uma vez que privam as gerações atuais e futuras do acesso ao ensino qualificado, proporcionado pela União, com a transferência complementar de recursos, em virtude do desvio das verbas constitucionalmente destinadas ao ensino, a pretexto de honorários de advogado e outras aplicações irregulares”, disse o relator do processo, ministro Walton Alencar Rodrigues, em trecho do voto, de agosto.

    O Governo do Estado também foi beneficiado com as verbas.

    Em outubro de 2017, o Supremo deu ganho de causa ao Estado em ação que pedia as mesmas verbas recebidas pelos municípios.

    A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou parcialmente procedente a Ação Cível Originária (ACO) 658, ajuizada pelo Estado de Pernambuco.

    Na petição inicial da ação, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) apontou o prejuízo de R$ 247.169.189,07 (duzentos e quarenta e sete milhões, cento e sessenta e nove mil, cento e oitenta e nove reais e sete centavos). Isso, contudo, foi quando a ação deu entrada, em 2002.

    A relatora, na decisão do STF, também consignou que as verbas devem ser integralmente aplicadas na área de educação.

  • Marconi Santana: Não vamos votar, em que não beneficia nosso município e nosso povo

     

    O prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB) e a primeira dama Lucila Santana, do mesmo município concederam entrevista, ontem, terça (14), ao comunicador Anderson Tennens da Rádio Cultura FM.

    Marconi contabilizou ações, detalhou a programação da 70ª Festa das Rosas, falou das conquistas do Cimpajeu – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú e fez uma análise de conjuntura política, com vistas ao processo eleitoral do ano em curso.

    Na pasta de educação, Santana comemorou os investimentos em reforma de escolas, compra de fardamento escolar, a nota do IDEPE - Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco e a instalação de ar-condicionado nas unidades de ensino.  O prefeito revelou o novo resultado do novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), que apontou o município com índice 0.

    Na pauta política, o prefeito de Flores foi provocado, pelo comunicador Anderson Tennens a avaliar as movimentações do bloco de oposição, em torno da reeleição de Augusto César do PTB. O que para Marconi é um processo “natural e democrático”.

    Marconi ainda continuou sustentando um discurso de cobrança aos políticos que só aparecem em época de eleição e alertou os moradores de Flores.

    “Não vamos votar, em que não beneficia nosso município e nosso povo. Mas que tipo de benefício...o benefício da eleição? Por que agora apareceu um fomento muito grande de políticos na nossa região, que eu nunca vi aparecer trazendo ações. Será que vão continuar com estas ações, pós-eleições”?, questionou Marconi.

  • Corrida abre a 70 ª Festa da Rosas em Flores, nesta quarta (16)

    Começa nesta quarta-feira (16), as comemorações da tradicional Festa das Rosas, no município de Flores. A Festa já está em sua 70ª edição neste ano de 2018, e a programação vai começar logo no início da manhã.

    Às 7h, a Prefeitura Municipal vai abrir os festejos promovendo a 2ª edição da Corrida das Rosas, que será dividida entre disputas com atletas do próprio município e de outras regiões. O evento vai abranger as categorias masculina e feminina, e totalizará R$ 2.800,00 em premiações.

    A Secretaria de Bem Estar Social de Flores também vai promover no mesmo dia uma Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. A Caminhada terá início às 18h.

  • Fundação Altino Ventura fará 450 triagens de catarata em Flores


    A Prefeitura de Flores e a Fundação Altino Ventura - FAV fecharam mais uma parceria. 

    Do dia 14, hoje segunda-feira (14), ao dia 18 de maio a Fundação estará atendendo em Flores, realizando triagens de cataratas. Os atendimentos vão acontecer na Unidade Francisco Genésio Xavier, durante todo o dia.

    Serão 450 (quatrocentos e cinquenta) pacientes atendidos, acima de 49 anos, e o paciente deve levar: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. 

  • Clube dos Oficiais da PM cancela aluguel da sede para evento de Marília Arraes

    Após a militância do PT anunciar uma plenária em apoio à pré-candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do Estado no próximo domingo (20), no Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Pernambuco, o presidente da instituição, coronel Josué Limeira, decidiu cancelar o aluguel do espaço para o evento diante da forte repercussão.

    Em nota divulgada pela entidade, o coronel disse que não sabia que o evento também seria um ato de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chama de “criminoso condenado em todas as instâncias (sic)”.

    De acordo com o presidente da instituição, o espaço foi solicitado para “lançamento da pré-candidatura de Marília Arraes” ao Palácio do Campo das Princesas e é algo, que segundo o oficial da PM, “não pode ser visto como ruim para a imagem do Clube”. “Devemos lembrar que ela pode ser eleita”, diz o coronel na nota.

    No caso do ex-presidente, preso e condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo, a opinião do coronel não é a mesma. Para ele, a imagem da instituição estaria prejudicada ao sediar um ato em defesa de Lula.

    “Em nenhum momento nos foi informado que o evento também seria um ato de apoio a LULA, criminoso condenado em todas as instâncias (sic). Não é compatível com um Clube militar permitir eventos desse tipo em suas instalações”, diz a nota assinada pelo coronel.

    O oficial afirmou ainda que a instituição consultou a Procuradoria Regional Eleitoral e foi informada que o evento de lançamento da candidatura de Marília Arraes não poderia ser realizado, “pois ainda está fora do período permitido por lei”.

    “Em razão dos motivos apresentados, já informamos aos responsáveis pelo evento que não será permitida sua realização no Clube dos Oficiais, fato que será reforçado, por escrito, na próxima segunda-feira”, diz a nota.

    O presidente do clube disse ainda que a “realização de eventos de cunho político no Clube dos Oficiais não é novidade”, mas que “outros eventos recentes não tiveram tanta repercussão e não prejudicaram o Clube”.

    “Na condição de Presidente do Clube, não posso impor minha opinião pessoal nem minhas preferências. Vários sócios também são petistas, da mesma forma que existem sócios das mais variadas religiões e times de futebol”, afirma.

    O coronel cita a pré-candidatura ao governo do coronel aposentado da PM Luiz Meira (PRP), a qual diz que “ser importante o apoio do Clube” e que, por esse motivo, disse não ter visto como negativa a realização do evento de apoio à Marília Arraes desde que como lançamento de sua candidatura.

    “Este ano temos um pré-candidato ao governo de Pernambuco que é Coronel da Polícia Militar, a quem entendo ser importante o apoio do Clube, fato inédito em nossa história e que nos fortalece como instituição, razão pela qual não vi mal algum na realização do evento de Marília Arraes, enquanto lançamento da candidatura”, diz o coronel.

    Fonte: Blog de Jamildo

  • Henrique Brandão é a voz do Sertão no “Vamos Cantar Forró” da Globo; Descubra como votar!

    O Serra-talhadense Henrique Brandão, bancário, poeta e cantador, está participando do concurso “Vamos Cantar Forró”, que tem a realização da TV ASA Branca, afiliada a rede Globo.

    O Concurso é voltado para a participação de artistas independentes, que mandaram suas músicas em vídeo para emissora escolher quem continuaria nas etapas seguintes do concurso.

    De todo material recebido a emissora escolheu nesta primeira etapa do concurso, 20 artistas de todo o estado. Que começaram a ser votado no dia 10 deste mês pela internet. Os oito primeiros colocados na enquete vão participar de uma nova etapa eliminatória, que acontecerá dia 17 de maio, em Caruaru, onde cada artista vai poder levar sua banda com até cinco integrantes. Três jurados vão assistir as apresentações e atribuir notas aos artistas. Quatro dois oito participantes desta etapa irão para a grande final no dia 30 de maio.

    Henrique contou como se deu sua participação e da sua alegria em poder participar representando não só Serra Talhada, mas todo o sertão.

    “Eu mandei um vídeo amador, feito por uma amiga durante uma apresentação minha em São José do Egito, e para a minha surpresa, na terça feira à noite o produtor da TV me ligou e disse que a produção tinha gostado muito da minha música, e que eu fui selecionado entre os vinte para participar da segunda etapa”. Contou o poeta, acrescentando.

    “Fico satisfeito, feliz por ter sido indicado, se eu conseguir passar por essa enquete, passando entre os oito primeiros vou ficar muito feliz, e vou representar muito bem o sertão do Pajeú, sou o único artista dessa região do sertão, porque tem muita gente do agreste”.

    Pelas redes sociais esta acontecendo uma grande mobilização espontânea de amigos e fãs, para classificar o artista Pajeuzeiro neste concurso. “As pessoas estão votando e pedindo votos, fora do estado e até em outros países”. Contou o poeta. Ao comentar sobre esse carinho das pessoas, Henrique destacou também a sua identificação com o sertão.

    “Eu gosto de representar Serra Talhada, de representar o sertão do Pajeú, eu me identifico com tudo que acontece aqui, eu sou isso aqui, parte dessa cultura da poesia, do forró e me sinto muito orgulhoso por hoje ser uma dessas vozes que já estão sendo compreendidas. Nas ruas recebo muito carinho das pessoas, falando da sua torcida e isso nos deixa imensamente feliz”.

     

    A votação está acontecendo através de enquete no site da TV Asa Branca, a votação que começou na quinta feira (10), vai até terça feira (15) e se você ainda não votou, clique aqui e vote, escolhendo o poeta para representar nosso sertão.

    Fonte: Leia MAIS PE

  • TCE impulta débito de R$ 223 mil a ex-prefeito de Custódia e aplica multa

     

     Conforme adiantamos na última, quinta-feira (10), a Primeira Câmara do TCE, em processos que tiveram como relatora a conselheira Teresa Duere, emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Custódia a rejeição das contas de Governo do ex-prefeito Luiz Carlos Gaudêncio, e julgou irregular as contas de Gestão.

    Em relação às contas de Governo os principais motivos que levaram à rejeição foram a ausência de recolhimento das contribuições previdenciárias, a extrapolação do limite de gastos com pessoal e a ausência de transparência do Poder Executivo.

    Em seu voto, a relatora determinou ao atual gestor de Custódia, entre outros pontos, que componha a Lei de Diretrizes Orçamentária com todas as informações, demonstrativos e dados exigidos pela legislação vigente; que não permita que a despesa total de pessoal exceda em mais de 54% da receita corrente líquida e que adote providências com vistas à disponibilização integral para a sociedade das informações exigidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de identificar possíveis falhas de gerenciamento de recursos destinados à educação e à saúde.

    Nas contas de Gestão, foram identificadas irregularidades no gerenciamento dos gastos com combustíveis e na contratação de profissionais do setor artístico e ausência de recolhimento integral à previdência das contribuições dos servidores. A relatora também imputou um débito no valor de R$ 109.949,84 ao ex-prefeito, e aplicou-lhe uma multa no valor de R$ 10.000,00.

    A conselheira também rejeitou as contas do então Secretário de Saúde, Bruno Luiz Gaudêncio, pela realização de pagamentos a clínicas particulares sem a comprovação da finalidade pública das despesas. Foi imputado ao gestor um débito no valor de R$ 113.280,00, e uma multa no valor de R$ 10.000,00. Por fim, ela julgou regular com ressalvas as contas do então Secretário de Obras, José Charles de Carvalho.

  • Marília Arraes marca ato no Recife em defesa de candidatura própria

    A vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), fará um ato em defesa da sua pré-candidatura do governo do estado no dia 20 deste mês. O evento ocorrerá 20 dias antes da reunião programada pela direção estadual partido, que deve decidir se lança ou não uma candidatura própria. O encontro, que também tem o intuito de fazer uma defesa do ex-presidente Lula (PT), será realizado no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, no bairro da Boa Vista, no Recife.

    O ato acontece após o senador Humberto Costa (PT) fazer um discurso no plenário da Casa Alta, defendendo abertamente a aliança do partido com o PSB, nesta semana. O petista pode ser indicado para compor a chapa majoritária da Frente Popular e, com isso, emprestar o tempo de televisão para a campanha do governador Paulo Câmara (PSB). Porém, a articulação vem recebendo fortes críticas, por parte dos que defendem a candidatura de Marília.

  • Serra Talhada recebe Semana do MEI 2018

     

    A cidade de Serra Talhada recebe de 14 a 18 de maio a “Semana do MEI 2018”. O evento é voltado para microempreendedores individuais e vai contar com atendimento ao público, oficinas, palestras e seminário, com inscrições gratuitas.

    A programação é composta por atendimento ao público, todos os dias, das 08h às 13, na Sala do Empreendedor e no Sebrae, onde serão ofertados serviços como orientação, Declaração Anual 2018, abertura e encerramento de CNPJ, entre outros.

    Haverá, no dia 15, o “Seminário Finanças Empresariais e Ferramentas Digitais de Gestão para Pequenos Negócios”, das 18h às 22h, no Sebrae; oficinas sobre uso de blogs empresariais e WhatsApp Business como ferramenta de vendas, nos dias 16 e 17, respectivamente, no horário das 19h às 22h; e palestra “Fluxo de Caixa – Controle e Planeje as Finanças de sua Empresa”, no dia 18, das 19h às 21h, na Academia das Cidades do IPSEP.

    A realização é do Sebrae, com apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Sala do Empreendedor.

    Mais informações no site www.pe.sebrae.com.br e telefones: 0800 570 0800 / (87)3831-1552.